segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

28/12/08 - De Caxias do Sul a Chuí

Logo cedo nos despedimos de Caxias do Sul.
Café da manhã tomado, e às 9:45 saímos em direção a Chuí.
A estrada até as imediações da Grande Porto Alegre é simplesmente besíssima!
Trecho de serras, hortênsias, muito verde, trânsito tranquilo.
Nesse ponto houve uma divergências entre os roteiro impresso no Guia 4 Rodas e o GPS.
Optamos pelo GPS e não nos arrependemos. Checamos o roteiro num posto da Polícia Rodoviária e os policiais nos disseram que de maneira alguma transitássemos pelo BR 101, pois a estrada está simplesmente destruída após Porto Alegre.
Após a cidade de Pelotas o caminho se transforma em longas retas, a temperatura subiu bastante, o sol pegou forte, o trânsito diminuiu drásticamente.
A "pegada" no acelerador teve que aumentar um pouco. E acredito que tenha me premiado com uma bela foto tirada por um pardal na passagem pela reserva do Taim.
Quando voltar prá casa vou verificar se "fiquei bem na foto". E quanto a brincadeira vai custar.
Às 17:00 chegamos em Chuí. Fizemos os procedimentos na Receita Federal do Brasil (declaração de eletrônicos conduzidos), e conseguimos vaga no Hotel Bertelli.
O Hotel pode ser considerado caro em relação aos demais nos quais nos hospedamos, o apartamento não é dos melhores, mas é a lógica do mercado. Afinal de contas a escassez aumenta os preços.
Chuí é uma pequena cidade de 4.000 habitantes, extremo sul do Brasil, faz fronteira com o Uruguai, e por ser zona franca parece uma miniatura da fronteira Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçú, sem as belezas naturais.
Uma agitação só, muitos sacoleiros, muitos uruguaios, gente de toda parte do Brasil, poucos hotéis. Necessário andar muito ligado, pela quantidade de gente que por lá circula.
Apenas passamos rapidamente pelo hotel, largamos as bagagens e como bons consumidores fomos a zona franca procurar alguma pechincha.
Amanhã é dia começar a parte internacional da aventura, quando vamos entrar no Uruguai.
Nos desejem boa sorte e que tudo corra bem.
Para o Paulo, que pediu prá ver os preços de combustíveis, em Chuí a gasolina está a R$ 2,67 e o diesel a R$ 2,26.