quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dia 08/01 - Ushuaia

No dia de hoje, começamos a conhecer as belezas que fazem de Ushuaia um ponto de confluência de turistas de todo o mundo. Começamos pelo Glarciar Martial, uma montanha que tem pontos de gelo eterno. Mesmo no verão, existem vários lugares onde pode-se brincar com o gelo. A visita inicia-se por uma subida de 15min em um teleférico, que nos leva à primeira estação de trilhas. A partir daí, as pernas são os meios de transporte e a subida é dividida em duas partes: na primeira, o terreno, embora acidentado, pode ser considerado quase plano; na segunda parte, o nível de dificuldade aumenta absurdamente. O terreno fica bastante íngrime e, segundo os funcionários do parque, em alguns trechos, a inclinação chega a ser de 40 graus. Fizemos todo o primeiro trecho e somente eu tentei fazer a segunda parte. De forma bastante ofegante, consegui ir até a metade da segunda parte, mas não houve tempo para continuar a subida, uma vez que tínhamos que ir ao Parque Nacional da Terra do Fogo ainda hoje... A visão do glaciar é tão linda quanto diferente para nós. São trechos de bosques densos, cercados por blocos de gelo e neve. Lá de cima, a visão da cidade de Ushuaia é muito legal, e a temperatura, embora estivesse próxima dos 3 graus, é suportável até o momento em que começa o vento. Com a presença do vento, as mão ficam geladas mesmo com a preciosa ajuda das luvas. Aqui, fazemos uma homenagem à mainha, que aguentou a subida sem reclamar, mesmo não estando bem preparada fisicamente.

Depois que saímos do glaciar, rumamos para o Parque Nacional da Terra do Fogo, onde fomos até a placa que confirma que viemos até o fim do mundo. Aquela placa, tão conhecida por nós através de sites de outros viajantes, foi conquistada. O parque nacional é recheado de belezas naturais e vale a pena ser visto. Passamos pelo menos duas horas dentro do parque tirando inúmeras fotos e nos deliciando com a natureza local.

Daí, fomos comer o tão falado cordeiro patagônico, no restaurante Arco Íris. Realmente, ele merece a fama que tem. A carne é macia e bastante gostosa. Como o dia foi muito duro, voltamos para o hotel mais cedo, e nos contentamos com "apenas" 13hrs de atividades por hoje. Amanhã, faremos a navegação pelo Canal Beagle. O frio nos espera novamente.

Alessandro

1. Eita que inveja danada! Eu sempre vou nessas viagens, to estranhando muito ficar aqui =)! Muito lindo tudo, parabéns pela subida mainha!!!
    amo vocês!!
    beijos

2. Galerinha,
    Eu também tô com uma inveja do cacete! Parece que é realmente um sonho que vocês estão vivendo.
    Fico muito feliz por vocês.
    Beijo imenso no coração, Papai do Céu abençoe a viagem e um feliz 2009.
    Fiquem com Deus.
    Dan

3. Eita que dessa vez a Frei Caneca e José Pinheiro foram longe demais, já estão até querendo fazer um busto de Maria José pra colocar na entrada da rua Maximiniano Machado, é mole. Bom, se a viagem até o fim do mundo foi em paz, até o começo também será.Alessandro podia até trazer de lembrança um herdeiro, toda vez que olhasse pro menino lembrava, esse foi feito no fim do mundo.
    Um abraço a todos, que Deus continue protejendo vocês por onde vocês andarem.
    Edilson (o velhinho ou veinho)

4. O pessoal tá fazendo comentários falando em inveja... Que inveja que nada! Essas montagens até que estão bem feitas! Até parece que eles estão tão lá mesmo!
    Inveja à parte, mais uma vez nosso bom Deus nos mostra como somos cheios de presentes que às vezes não damos o devido valor. Parabéns pela viagem e pela escolha "pouco usual".