quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia 12/01 - El Calafate

O dia de hoje foi reservado para a tão falada navegação no Lago Argentino, onde estão localizados vários glaciares. O passeio é chamado Navegação por Todos os Glaciares, e visita os glaciares mais importantes da região, utilizando grandes catamarãs com capacidade para mais de duzentas pessoas. São 8 horas passando por paisagens indescritíveis, presenciando o "nascimento" de icebergs, navegando entre grandes blocos de gelo e, em algumas vezes, tirando-os do nosso caminho. Saímos de Puerto Bandera às 09h, visitamos o primeiro glaciar e rumamos à Baía Onelli, onde desembarcaríamos. Infelizmente, não foi possível o desembarque, uma vez que a baía estava bloqueada por uma grande quantidade de gelo... assim, como forma de compensar a falta de um dos glaciares, fomos ao Perito Moreno. Mesmo sendo o segundo dia no mesmo lugar, valeu muito a pena, pois sua beleza é estonteante. Lá, vemos a pequenez do homem em relação às forças da natureza, presenciamos cenas tão maravilhosas que, por mais que escreva, não será possível demonstrar as coisas que ficaram em nossa cabeça... então, digo novamente: é absurdamente lindo.

Tenho certeza que, depois dessa viagem, duas coisas serão dificilmente superadas: a sensação de deslumbramento diante de coisas tão belas, em tão curto espaço de tempo, e, o frio que passamos... Na navegação, o vento é bastante forte, o que deixa a coisa ainda mais complicada. Parece que o frio vem de dentro para fora, diminuindo a sensibilidade dos dedos e dando uns calafrios esquisitos. Mesmo com toda a roupa, é bastante difícil passar mais de 10 minutos na parte externa do barco.

À noite, jantamos maravilhosamente bem, em uma pizzaria chamada La Lechuza. Recomendamos bastante àqueles que visitarem a cidade.

Aqui, estamos tendo uma experiência até então desconhecida para nós: nas outras viagens, sempre que saíamos das cidades, imaginávamos que aquilo que não deu tempo fazer, poderia ser feito em uma próxima oportunidade. Aqui, estamos passando por cidades pelas quais, possivelmente, não voltaremos mais. É um sentimento bastante diferente e até nostálgico para nós...

Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: