quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia 13/01 - Torres del Paine

Ao darmos adeus à El Calafate, indo em direção à Torres del Paine, papai lembrou de uma frase que leu na net sobre a Patagônia: "Terra de Superlativos...". Acho que é a melhor definição para a região onde nos encontramos. Aqui, tudo é demais: bonito demais, frio demais, longe demais, deserto demais. Tivemos oportunidade de rodar, quase 200km sem encontrar nenhum posto de combustível ou, nem mesmo casas residenciais. Enfrentamos, em 24h variações térmicas de 31 graus (à tarde, em Puerto Pirâmides, o termômetro marcava 37 graus. Na nossa chegada à Puerto San Julian, na noite seguinte, o mesmo termômetro mostrava 6 graus!!!). Passamos por cidades que cabiam em uma foto 10x15... Enfim, tudo aqui é demais.

Chegamos à Torres del Paine por volta das 14h, pegamos o mapa do parque e logo começamos a conhecê-lo. As estradas são todas de rípio, com muitos buracos e, em alguns trechos, super estreitas. Aqui é um lugar de aventureiros, o parque recebe visitantes de todo o mundo, o que pode ser provado pela grande quantidade de linguas diferentes que escutamos no hotel onde estamos.Justificar

Aqui a natureza caprichou novamente, colocando, em um só lugar regiões com neve/gelo, vegatação rasteira e áreas desérticas. Dentro do parque existe uma cadeia de montanhas de várias cores diferentes, que mudam conforme a incidência dos raios do sol. Infelizmente, o dia estava um pouco encoberto e não presenciamos tudo o que gostaríamos. Duas coisas continuam me chamando atenção: como anoitece tarde por aqui. São 22h20 e ainda existe claridade do sol. A segunda coisa é a força do vento, que, em algumas oportunidades exige que nos esforcemos para manter a posição vertical.

Nosso hotel é um pouco "rústico", mas será o lugar do nosso merecido descanso. Amanhã, rumaremos para Puerto San Julian novamente.

Alessandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: