quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dia 20/01 - Villa la Angustura à Puerto Varas

Estamos em Puerto Varas, pequena cidade localizada às margens do Lago Llanquiaue. Saímos cedo de Villa La Angostura e pegamos uma estrada bastante, mas bastante sinuosa, que cruza a Cordilheira dos Andes. Durante o percurso, fizemos os procedimentos de saída da Argentina bem rápido. Já no Chile, após passarmos pela Polícia Internacional e pela Aduana, tivemos que tirar boa parte da bagagem do carro para ser inspecionada... Foi um saco. Como se não bastasse, quando terminei de arrumar a bagagem novamente, o policial da alfândega olhou para papai e disse, referindo-se à mim: bom estivador né? Ainda perguntou se eu estudava... É mole? Respeitei a patente e fiquei apenas pensando em uma resposta à altura.

Antes de chegarmos à Puerto Varas, passamos por Frutillar, uma cidade de colonização alemã, situada às margens do mesmo lago já citado. Além da beleza e organização das ruas, impressiona a quantidade de pessoas que estão na praia... Isto mesmo, nas margens do lagos formam-se praias, de areias muito escuras e águas igualmente frias, onde as pessoas se esbaldam aproveitando o "verão" local.

Estamos hospedados no Hotel Terrazos del Lago, quase no final da avenida "beira-lago". As instalações do local são bastante agradáveis e o preço não foi dos piores. Estávamos quase considerando ir para Puerto Montt ainda hoje, pois quase não conseguíamos lugar para dormir e os poucos que haviam estavam bem caros. A cidade está aproveitando-se do grande fluxo turístico da época, que está lotando quase tudo...

Uma dica para os que vierem ao Chile: se houver condição de chegar à uma cidade no horário bancário, não façam câmbio na fronteira, pois a cotação chega a ser 10% menor... Em relação à moeda deles, a coisa é complicada. Na cotação oficial, um dólar vale 618 pesos chilenos... O bicho pega mesmo quando vai-se comprar alguma coisa, por exemplo: 1 coca-cola = 900 pesos chilenos. Pense numa salada para comprar com tantos zeros.

Não podia deixar de falar do vulcão Osorno. Sua presença é consante em nossa visão desde ontem, pois ele destaca-se das outras montanhas pela sua altura. A visualização à partir do lago é incrível e demonstra-nos novamente a tremenda força da natureza. Embora na cidade os termômetros marque 30 graus, pouco menos de 30% do vulcão está coberto de gelo... É uma visão de extremos.

Algumas pessoas tem pedido informações mais detalhadas, principalmente em relação aos custos da brincadeira. Estamos catalogando tudo, mas não conseguimos postar tanta coisa junta. Quando apenas lia os blogs de outros viajantes, ficava pensando: não dá tempo de postar??? Acreditem que é bem complicado, pois em todas as cidades que chegamos, temos que buscar hotel, tirar bagagem, fazer refeições ou ia à supermercado, e ainda passear. Fiquem tranquilos que, tão logo seja possível, publicaremos as nossas planilhas (um pouco mais organizadas, claro) para ajudar nossos amigos da estrada.

Alessandro

3 comentários:

  1. Ficaremos felizes com a planilha e as dicas de hotelaria pricipalmente,
    L.Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Ronaldão, você poderia ter respondido que não havia estimulado o filho para os estudos, pois desejava que um dia ele pudesse ser policial de alfândega no Chile. Abraços. Douglas.

    ResponderExcluir
  3. Bom, conversando com amigos sobre revelação de fotos, eles me deram a dica de revelar por onde eu estiver viajando pq aqui no Brasil tá bem carinho. Deixo a dica para as duas equipes.
    L. Carvalho

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: