domingo, 11 de janeiro de 2009

Dias 09 e 10/01 - Ushuaia e Ida à El Calafate

Novamente vou fazer o relato de dois dias juntos, pois não estamos conseguindo acesso à internet como gostaríamos. Na sexta-feira, visitamos o museu náutico, o antigo presídio e fizemos o passeio pelo canal Beagle, um canal que localiza-se em frente à cidade de Ushuaia. Não esperávamos muita coisa da visita ao presídio, mas nossa expectativas foram bastante superadas. A visitação é bastante legal, com muitas informações históricas sobre a época em que o presídio estava ativo. Para lá eram enviados os presos mais perigosos da Argentina, que viviam e condições bem "difíceis". Ele somente foi fechado em 1947, e posteriormente tranformou-se em museu. A navegação do canal foi maravilhosa... Visitamos três ilhas e entramos com contato com algumas espécies de animais, quais sejam: lobos marinhos, cormorones e várias aves. Conhecemos ainda, o farol do canal. Daí, partimos para o último jantar no fim do mundo... O que é bom dura pouco né?

Quando decidimos vir à Argentina, várias pessoas diziam que os preços eram bem inferiores aos praticados no Brasil, e que nos sentiríamos "ricos"... Não estamos observando isso por aqui. Estamos, sim, achando os preços bastante altos, especialmente os passeios turísticos e as bebidas. Por exemplo: uma coca-cola não custa mesnos que $6, algo em torno de R$4,20.

Hoje saímos de Ushuaia por volta das 7hrs, com destino à Rio Gallegos, e com possível extensão à El Calafate. Tínhamos duas coisas que poderiam atrasar a viagem: a primeira eram as quatro aduanas, e a segunda a travessia do Estreito de Magalhães. No estreito, correu tudo bem e rápido. Ficamos até surpresos com nossa sorte, uma vez que a balsa já estava atracada quando chegamos. Já quando o assunto foi a passagem das aduanas, a figura muda completamente. Perdemos em média 1 hora em cada uma delas. É impressionante a falta de organização e a dificuldade que nós, mesmo membros do mercosul enfrentamos para sair de um país e entrar no outro...

Quanto à estrada, fomos novamente castigados pelos ventos. Mesmo estando acostumados, ainda tomamos alguns sustos. Chegamos à El Calafate às 23hrs, bastante cansados, mas muito contentes por termos conseguido "ganhar" mais um dia aqui, uma vez que só esperávamos chegar aqui amanhã.

Uma coisa nos impressiona aqui: a confiança que as pessoas tem nas outras, explico: em mais de uma cidade, onde alugamos cabana, saímos antes da abertura da recepção. Assim, éramos orientados a "deixar a chave na cabana", ou "botar por baixo da porta da recepção"; já no ferry-boat do estreito de Magalhães, o procedimento é o seguinte: fila para embarque, embarque do carro, pagamento da travessia e desembarque. Em nenhum momento é pedido ou apresentado o comprovante de pagamento... Ficamos tristes ao imaginar que tal situação não pode ser repetida em nosso país.

Agora, a cama nos espera. Amanhã mandamos mais notícias.
Pedimos desculpar por não estarmos postando as fotos, mas a qualidade das conexões que estamos conseguindo não está permitindo.

Alessandro

Um comentário:

  1. muito massa a viagem viu, to com pouca inveja aqui... so tem pouca foto ainda, mas deve ta dificio de encontrar internet neh, imagino. tambem no fim do mundo nao podia ser diferente. kkkkkk valeu, boa sorte ai e aproveitem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: